Auditores do Trabalho interditam máquinas em fábrica de automotores

O descumprimento de normas regulamentadoras resultou na interdição de cinco máquinas na fábrica da Renault do Brasil S/A, em São José dos Pinhais, no Paraná. A interdição foi resultado da inspeção fiscal dos auditores da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE/PR), realizada nesta terça-feira (16).

Durante a inspeção, constatou-se grave e iminente risco à vida e saúde dos trabalhadores que estavam operando estes equipamentos. A análise técnica mostra que a utilização destes maquinários (Prensa Mola Ar U79, Prensa MVP 11145, Prensa Fluipress PEG 3, Prensa MVP 00384 e Prensa RINF01) apresenta elevado risco de acidentes de trabalho. Sendo assim, até que as máquinas estejam adaptadas, com proteção ao manuseio do trabalhador e dispositivos que garantam o bloqueio de acesso à área para proporcionar segurança, os serviços ficarão suspensos.

Segundo o chefe do setor de Segurança e Saúde no Trabalho da SRTE/PR, José Valdir Haluch Junior, a interdição tem como objetivo resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores. “Assim que providenciar a adoção das medidas técnicas requisitadas no relatório de interdição, a empresa poderá requerer a suspensão. Caso deferida a suspensão, as máquinas poderão retornar ao seu funcionamento normal”, explica.

Fonte: Ministério do Trabalho e Previdência Social

Compartilhe: