Fórum de Maringá promove semana de conscientização para saúde e segurança no trabalho

A Direção do Fórum da Justiça do Trabalho de Maringá, em parceria com o Instituto Nacional de Seguridade Social e Ministério Público do Trabalho, promove uma série de ações para marcar a Semana Alusiva ao Dia Mundial em Memória às Vitimas de Acidente de Trabalho – 28 de abril.
Abrindo a programação de palestras e debates (26/04), a coordenadora do Centro Regional de Saúde do Trabalhador da 15ª Regional de Saúde do Paraná, Marcela Castilho, abordou o funcionamento e as ações do Comitê Regional de Investigações de Óbitos e Amputações relacionadas ao Trabalho (CRIOART).

A diretora geral do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Paraná, Patrícia Dias Massanares, apresentou um histórico do Movimento Abril Verde, que busca alertar empregados, empregadores, governos e sociedade civil para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, promovendo um ambiente seguro e saudável.

Além das palestras, a programação traz uma exposição fotográfica montada no saguão do prédio da Justiça do Trabalho de Maringá. As fotografias que compõem a exposição foram cedidas pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná e pelo Movimento Abril Verde. Paralelamente, estão sendo exibidos vídeos institucionais voltados para a segurança no trabalho, em aparelhos de televisão instalados nas salas de espera das Varas do Trabalho.
ESTATÍSTICA
Dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) apontam a ocorrência, em média, de 700 mil acidentes de trabalho por ano no Brasil, desde 2010. Em 2014 – último dado disponível – foram 704,1 mil, dos quais 2.783 resultaram em morte e 251,5 mil em afastamentos por mais de 15 dias.  Outra característica que se destaca na análise dos dados é a predominância de homens jovens nas ocorrências. Do total de 704,1 mil acidentes e doenças do trabalho comunicados ao MTPS em 2014, 68% dos acidentados são homens (478,9 mil), a maior parte na faixa etária de 25 a 29 anos (80,5 mil). Neste mesmo período, 225,2 mil trabalhadoras foram vítimas de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho, ou, 32% do total, a maioria mulheres com idade entre 30 e 34 anos.

Em números absolutos, e considerando o recorte regional, a maior incidência foi registrada na região Sudeste (379,4 mil), seguida pelo Sul (157,3 mil), Nordeste (85,7 mil), Centro-Oeste (50,3 mil) e o menor número de casos foi contabilizado na região Norte (31,2 mil).

 

O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho é lembrado em 28 de abril porque, nesta data, no ano de 1969, houve uma explosão na mina da cidade de Farmington, estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores. Em 2003 a Organização Internacional do Trabalho (OIT) também instituiu a data como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. A cor verde foi associada à comemoração por estar diretamente vinculada aos cursos cuja temática relacionam-se com a área da saúde.

 

Fonte: TRT9

Compartilhe: