MPT-BA abre inquérito para apurar morte de operário

O Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) instaurou na quarta-feira (8) inquérito civil para apurar a morte do operário Ricardo Santos Conceição, 22 anos, soterrado após deslizamento de terra em uma vala aberta por máquina escavadeira. O acidente aconteceu na terça-feira (7) por volta das 7h30, no bairro Conceição, em Feira de Santana, a 109 km de Salvador. O trabalhador estava a serviço da Construtora Pedra e a obra de drenagem foi contratada pela prefeitura.

 

Nos próximos dias, o MPT vai solicitar informações dos órgãos que fizeram as primeiras inspeções no local do acidente para avaliar se houve omissões ou falhas nos procedimentos de segurança. Em seguida, representantes da empresa deverão ser convocados para prestar esclarecimentos.

 

Marcos Santos de Jesus, outro operário que também estava presente no momento do deslizamento, conseguiu sobreviver com ajuda de colegas e sofreu apenas ferimentos leves. Já o corpo de Ricardo Santos Conceição só foi resgatado após oito horas de trabalho da equipe do Corpo de Bombeiros.

 

Ao todo em 2013, houve 132 acidentes envolvendo trabalhadores em canteiros de obras em todo o estado da Bahia. A maioria dos casos foi de quedas (48), seguido de ocorrências em consequência do manuseio de materiais (10), choques elétricos (7), soterramentos (3) e acidentes envolvendo veículos (3). Os demais casos foram ocasionados por outros motivos. Os dados são do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira da Bahia (Sintracom-BA).

 

Ministério Público do Trabalho na Bahia

Compartilhe: