Nuredin Ahmad Allan comenta sua participação no Congresso Latino-americano de Direito do Trabalho, no México

O Congresso que comemorou os 100 anos da Constituição Mexicana, de 1917, Congreso Latinoamericano de Derecho del Trabajo, aconteceu entre os dias 4 e 5 de setembro na Universidade Nacional do México, na cidade do México.

Nuredin Ahmad Allan, um dos convidados para o evento, debateu os princípios do artigo 123 da Constituição e sua atualidade.

“Tratamos do momento em que a América Latina se encontra em constantes ataques aos direitos sociais e do trabalho. Há uma similaridade, infelizmente, muito grande quanto ao momento político-social-econômico de quase todos os países, mas muito especialmente México, Brasil e Argentina.


Em várias reflexões, na comemoração dos 100 anos da Constituição Mexicana e, mais especialmente de seu “artículo 123″, que consagrou princípios que instrumentaram a proteção ao trabalho e as garantias sociais, até então inexistentes com status de constitucionalidade, sem dúvida o ponto de convergência foi o descompasso entre garantias tão sublimes, no âmbito constitucional e a legislação infraconstitucional de apontados países. O que revela, muito claramente, um cenário de avanço capitalista (neoliberal) sem precedentes e sem nenhum respeito com o indivíduo e com uma sociedade justa, equilibrada e solidária!”, afirmou.

Assessoria de Comunicação

 

Compartilhe: