Com o surgimento da vacina contra a Covid-19, é comum que muitos estejam em dúvida sobre a dinâmica após a vacinação. O ato de retornar para os escritórios é algo que está na mente de muitos funcionários e empresas, visto que muitas pessoas atuam em home office desde o início da pandemia.
Pensando em como o dia a dia das pessoas mudou, com uso de máscaras, distanciamento social e uso frequente de álcool, é normal que haja expectativas de voltar aos hábitos rotineiros de antes da doença. Nesse caso, é bom lembrar que vacina é sim uma revolução, mas precisa vir em um processo de imunização das pessoas e algumas medidas de prevenção precisam permanecer.
A vacina e o processo de imunização contra a Covid-19
Primeiro o país deve contar com um planejamento de vacinação em massa, que visa trazer a vacina para a população. Dessa forma, existe uma lista de prioridades em relação ao perfil dos cidadãos, colocando na frente aqueles que apresentam maior risco para contrair a doença.
São idosos, pessoas com doenças autoimunes, profissionais da saúde que atuam na linha de frente, enfim. Isso leva tempo e organização, portanto, a chegada simplesmente da vacina não mostra que o “novo normal” será abandonado por agora.
A vacina pode não parar a transmissão
Como a maioria das vacinas será para as pessoas de maior risco, não teremos, talvez, quantidade para todas as pessoas inicialmente. Isto quer dizer que a parcela que tem risco passa a não ocupar tantos leitos hospitalares, o que é ótimo, mas não finaliza de imediato a transmissão. Isso porque, as pessoas em seu dia a dia vão continuar suas vidas e a maioria delas ainda não estarão vacinadas. Então, os locais que estão funcionando, empresas e órgãos públicos, devem continuar com as medidas de segurança.
Será possível retornar aos escritórios?
Já existem muitas empresas que retornaram com mais funcionários em seus escritórios. Outras, adotaram de vez o home office para diversos cargos, por conta das vantagens em torno da prática.
O certo é que aqueles escritórios que optarem por retornar devem seguir rigidamente todos os protocolos sanitários para evitar a contaminação.
A nova rotina dos escritórios
Os estados que permitem o funcionamento dos escritórios, normalmente, pedem menos tempo de expediente, além de todas as medidas preventivas. Por isso, os que puderem retornar, devem estar atentos a isso.
Além de outras opções como o revezamento de funcionários, modelo híbrido, trazendo o trabalho remoto como prática alternativa para manter a empresa funcionando. Tudo sem comprometer o trabalho, muito menos a saúde das pessoas, que é a prioridade agora.
Esse é o quadro atual quando o assunto é vacina contra a Covid-19, sabendo que retornar aos escritórios pode ou não ser uma realidade, a depender da região. Por isso, os empresários devem ficar de olho nas medidas governamentais e nos índices da doença na sua região, a fim de traçar estratégias interessantes para esse momento.
Agora que você entendeu melhor como a vacina atua e que precisamos ainda estar atentos às práticas do dia a dia de prevenção. Aproveite para compartilhar esse conteúdo para que outras pessoas também tenham essa experiência!