Faz parte do imaginário de muitos brasileiros realizar o sonho de viver na Europa, lugar de rica cultura, economia estável e segurança.
Inclusive, é exatamente em busca de uma vida mais segura e com maior qualidade de vida que faz os brasileiros sentirem vontade de migrar para o velho continente.
Mas será que vale a pena largar tudo no Brasil e mudar para a Europa? E como tornar esse sonho realidade? É sobre isso que vamos falar a seguir, saiba mais!
Afinal, vale a pena viver na Europa?
Se você sente vontade de morar fora do Brasil saiba que este já é um sinal importante a se considerar na hora de planejar a sua nova vida na Europa. Até porque, muito provavelmente você esteja insatisfeito em morar aqui e vê a Europa como uma ótima oportunidade para mudar completamente de vida.
É claro que, como toda mudança, viver na Europa requer um planejamento prévio, porém as vantagens são muitas, pois você poderá usufruir de uma vida mais segura, com melhor poder de compra e mais qualidade de vida, além da vantagem de poder viajar pelo continente de forma mais econômica.
Só isso já são motivos muito bons e que comprovam que vale a pena viver na Europa, sem contar a experiência de poder entrar em contato com novas culturas, aprender um idioma diferente e conhecer muitos lugares com paisagens estonteantes, diferentes das que estamos acostumados no Brasil.
Porém, é importante ressaltar que, embora o passaporte brasileiro seja um dos mais aceitos do mundo, morar na Europa exige algumas documentações que você deve se atentar para não ficar ilegal no destino escolhido.
Dicas para tornar o sonho de viver na Europa realidade
Está animado para viver em outro país? Então veja a seguir algumas dicas para colocar o sonho de mudar para Europa em prática:
1 – Escolha um país que você mais se identifique
Tornar o sonho de viver na Europa fica mais fácil quando você escolhe o país que deseja mudar. A Europa é grande e com muitas culturas e idiomas diferentes e, exatamente por isso, é importante que você dê preferência para um país onde as coisas podem se tornar mais fáceis, principalmente pensando na adaptação.
Por exemplo, atualmente, muitos brasileiros estão migrando para Portugal por conta da facilidade do idioma. Além disso, viver em Portugal se torna ainda mais fácil se você tiver direito à cidadania portuguesa. Fora que Portugal é um dos países mais seguros da Europa e você poderá passear e andar pelas ruas com mais tranquilidade, e isso não tem preço, não é mesmo?
2 – Faça uma reserva financeira
Depois de escolher o país, é hora de começar a se planejar financeiramente. Até porque alguns lugares solicitam, na imigração, que o viajante comprove que tem dinheiro suficiente para se manter.
Reserve uma parte do seu salário todos os meses e defina uma data para que a mudança ocorra. Isso deixará a sua meta mais palpável e visível para que você se comprometa consigo mesmo.
3 – Providencie a documentação
Verifique quais são os vistos necessários que o país de sua escolha exige. No caso de Portugal, por exemplo, é possível conseguir um visto temporário e também uma autorização de residência, este sendo mais indicado para pessoas que pretendem ficar mais de um ano.
4 – Conte com uma assistência jurídica
Caso você tenha direito ao passaporte Europeu por conta da descendência, procure uma assistência jurídica especializada que vai auxiliá-lo durante todo o processo para que você viaje mais tranquilo e tenha finalmente o sonho de viver na Europa realizado.
Viu como pode ser simples viver na Europa? Aproveite e saiba mais com os nossos advogados sobre como tirar a Cidadania Portuguesa.