Você ingressou com uma ação na Justiça Trabalhista, mas admite que não conhece muito bem como funciona para consultar seu processo, considerando que essa operação é hoje realizada, na maioria dos casos, pela internet? Se esse for o seu caso, não se preocupe!
Neste conteúdo, ensinamos como consultar processo trabalhista, a partir de alguns passos simples e fáceis de serem executados. Confira:
Consulta de processo trabalhista pela internet
Antes de tudo, cabe destacar que é preciso, primeiro, saber em qual tribunal se encontra sua ação trabalhista. O Brasil conta, atualmente, com 24 Tribunais Regionais do Trabalho. Assim sendo, o primeiro passo é:
1. Consulte o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)
Acessando este link, você tem acesso a todos os Tribunais Regionais do Trabalho, e, assim, poderá selecionar o tribunal que julgará o seu caso.
2. Acesse o site do TRT (Tribunal Regional Eleitoral)
Após acessar o site do TRT onde se encontra o seu processo, procure a opção “Consulta Processual”. Geralmente, a opção consulta processual aparece assim que você abre o site do TRT de sua região ou da região onde seu processo se encontra.
Vale dizer que para realizar a consulta processual, é preciso dispor do número do processo. Após fazer isso, o seu processo aparecerá e você poderá realizar sua consulta e leitura.
Consulta física do processo trabalhista
É preciso entender que nem sempre seu processo trabalhista tramita de maneira digital. Isso significa dizer que é preciso realizar a consulta física de seu processo, caso deseje acompanhar as decisões em torno dele.
Nesse caso, é preciso seguir passos distintos dos que foram apresentados anteriormente. Veja:
1. Saiba em qual instância se encontra seu processo trabalhista
A primeira coisa a saber é em qual instância se encontra seu processo trabalhista. Para obter essa informação, você pode conversar com seu advogado.
Mesmo tendo ciência dessa informação, você pode realizar a consulta de seu processo trabalhista de maneira digital.
No entanto, as informações apresentadas são, na maioria dos casos, limitadas. Por isso, vale a pena realizar a consulta fisicamente. Nesse caso, é preciso do auxílio do advogado, que tem o direito de acessar livremente os autos do processo.
Geralmente, o processo passa, primeiro, pela primeira instância. Essa é uma informação que pode otimizar sua busca.
2. Na hipótese de recursos, consulte a segunda instância
Se o seu processo trabalhista recebeu recursos, assumindo posição diversa da decisão tomada na primeira instância, saiba que seu processo estará na segunda instância.
Na segunda instância, os recursos são avaliados, com o objetivo de verificar se eles têm fundamentos para alterar a decisão de primeira instância.
Agora que você sabe como realizar a consulta de seu processo trabalhista, que tal fazer isso para tomar ciência das decisões e recursos em torno de sua causa? A consulta é importante, porque coloca você a par de tudo. Pense nisso!
Caso seja cliente do nosso escritório, você pode consultar seu processo entrando em contato conosco através do email contato@nuredin.adv.br.
Você gostou deste conteúdo e gostaria de ler outros? Em caso de resposta positiva, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog. Estamos sempre dividindo conhecimentos que podem facilitar mais seu dia a dia.