O home office tem sido uma aposta cada vez mais comum – se antes o objetivo era de abrigar e reter talentos das gestões Millenials e Z, agora, é também de manter o funcionamento do negócio em tempos de abertura e fechamento dos serviços municipais em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Seja por uma razão ou outra, a tendência é de que cada vez mais o home office se torne parte das nossas vidas. Mas como manter a segurança e o sigilo das informações da empresa quando os colaboradores já não compartilham a mesma rede corporativa? Com a chegada da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, é necessário abrir os olhos para a segurança dos dados que os funcionários manipulam de suas próprias casas, coworkings, cafés ou outros lugares em que desejam trabalhar.
Vamos falar mais sobre esse assunto?
Alguns dados da LGPD que você precisa saber
Na Europa, onde leis de proteção de dados já funcionam ativamente, alguns resultados podem ser observados:
• Quase 90 mil notificações de vazamento de dados foram entregues às autoridades europeias;
• Mais de 144 mil reclamações foram apresentadas por possíveis violações à lei;
• As multas relacionadas à proteção de dados cresceram e já atingiram o montante de 56 milhões de euros.
Desta forma, entende-se que o regulamento deve ser seguido às riscas: especialmente porque os usuários e colaboradores estão cada vez mais por dentro desse assunto e preocupados com o destino de seus dados pessoais e empresariais.
8 formas de aprimorar a segurança dos dados no home office
Para garantir o sucesso da implementação do trabalho remoto com segurança é fundamental que empresa e colaboradores estejam alinhados. A seguir, confira alguns passos para aprimorar a segurança dos dados neste ambiente:
1. Criptografia dos dispositivos: ela é fundamental para garantir que os dados compartilhados sejam confidenciais;
2. Empresas devem investir em uma boa VPN;
3. Sem esquecer, é claro, de proteger o navegador para acessar a internet, sistema da empresa e outros com segurança;
4. Backup também é fundamental. Uma boa solução de backup é o que vai garantir o seguro armazenamento dos dados da empresa, documentações, arquivos e outros;
5. Autenticação de dois fatores também é imprescindível – principalmente para empresas que utilizam como ferramentas de trabalho aplicativos on-line, tais como Whatsapp Web e Instagram, por exemplo;
6. Em alguns casos os próprios recursos de segurança dos clientes podem se tornar aliados, de modo a garantir a confiabilidade dos dados da empresa – e também dos mesmos;
7. Proteção antivírus de boa qualidade também não pode ficar de fora;
8. Por fim, Sistemas de Prevenção de Intrusões (ISP) e Firewall de Aplicativo da Web também previne invasões, uma vez que identificam variantes de exploração e expõem a vulnerabilidade que os invasores estão em busca.
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Agora você está por dentro de como deve ser o uso correto da Lei Geral da Proteção de Dados em tempos de trabalho remoto. Aproveite para compartilhar essa informação com seus amigos e familiares que estão trabalhando nessa modalidade, e visite, ainda, outros artigos do nosso blog.