A pandemia causada pelo vírus Covid-19 gerou mudanças na rotina de trabalho de todas as empresas, que agora devem prezar pela saúde de seus funcionários, tanto enquanto estão no ambiente de trabalho quanto quando estão no trajeto. Entretanto, sabemos que isso nem sempre acontece e alguns funcionários acabam se infectando dentro da empresa.
As leis trabalhistas já determinaram, por meio de medidas provisórias, regras para esses casos, com o objetivo de não deixar os funcionários desamparados e fazer com que as empresas se responsabilizem por esse dano à integridade física.
Portanto, para que você entenda melhor como proceder caso seja acometido com a doença na empresa, escrevemos este artigo para te auxiliar.
Qual o papel da empresa?
Em meio à pandemia, o papel das empresas é ter como prioridade a saúde dos funcionários, já que a doença em questão pode ser fatal. Dessa forma, espera-se que as medidas de segurança sejam integralmente seguidas.
Isso quer dizer que, caso seja possível que haja o distanciamento social, é essencial que ele seja feito. Por exemplo, trabalhadores de escritório podem realizar suas atividades da própria casa, sem precisar se expor ao contato social.
Além disso, caso o home office não seja possível, as empresas devem seguir a obrigatoriedade no uso de máscara, medir a temperatura de todos os funcionários, todos os dias, evitar que o horário de almoço e lanche dos setores coincidam, dentre outros.
A postura humanitária e empática da empresa é o que faz a diferença nessa situação.
O que faço ao testar positivo para Covid-19?
Caso isso aconteça, a primeira coisa que você deve fazer é tentar refletir e pensar se você realmente pegou o vírus na sua empresa. Lembre-se dos lugares que você passou, se teve contato com pessoas diferentes, se alguém que mora com você ou que teve contato fora do local de trabalho apresentaram sintomas, entre outros.
Se depois disso você tiver certeza que foi na empresa, não hesite em ir atrás dos seus direitos.
Como provar que peguei Covid-19 dentro da empresa?
Você pode fazer isso analisando os métodos preventivos. A empresa que você trabalha está seguindo todos? Ela está cuidando da saúde dos funcionários e cobrando que eles sigam as regras dentro do local de trabalho?
Além disso, se um ou mais funcionários também testarem positivo, é um indício muito forte de que realmente o problema foi com a empresa.
O ideal é que você tente reunir a maior quantidade de argumentos possíveis. Considere questões como limpeza e higienização do ambiente e suporte de materiais de proteção pessoal para os funcionários.
Como proceder?
A primeira tentativa deve ser conversar diretamente com a administração da empresa e ver se eles assumirão a responsabilidade e irão garantir a estabilidade de um ano determinado por medida provisória.
Caso isso não ocorra, deve-se recorrer a um processo jurídico que irá te dar o amparo necessário e buscar a responsabilização da empresa por ter sido negligente com os cuidados de seus funcionários, evitando que ela possa, por exemplo, demitir você.
Compartilhe nosso texto com seus amigos e colegas de trabalho e nos ajude a ter uma rede cada vez mais forte e consciente de defesa dos trabalhadores.