Trabalhadores de obra em Cuiabá aprendem como prevenir acidentes

Os trabalhadores que constroem uma obra na avenida Beira Rio, em Cuiabá, reservaram um tempo antes de iniciarem as atividades, nessa quarta-feira (13), para refletirem sobre a importância do trabalho seguro. Atentos às imagens chocantes de acidentes do trabalho projetadas no telão, os trabalhadores assistiram a uma palestra ministrada pela juíza do trabalho Karine Bessegato sobre a importância da prevenção aos acidentes.

Durante a palestra, os trabalhadores ouviram orientações, tiraram dúvidas e descobriram quais são os seus direitos e deveres na prevenção de acidentes. As instruções são parte das ações de conscientização do programa Trabalho Seguro, que em Mato Grosso é desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin/MT) em parceria com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra23) ) e Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil.

Segundo a juíza, o ciclo de palestras visa conscientizar trabalhadores e empregadores sobre o tema. “Consciência de segurança é adotar um comportamento questionador antes de iniciar o trabalho. É se questionar sobre os riscos existentes na operação e como preveni-lo antes de começar o serviço”, explicou.

A magistrada também enfatizou a necessidade de atenção quando da operação com maquinas e equipamentos, a importância das pausas e do descanso (baseado nos levantamentos que revelam os horários de maiores riscos de acidentes) e de se observar todas as normas de segurança interna.

A engenheira do empreendimento, Fernanda Ticianel, comemorou a parceria com a Justiça do Trabalho e garantiu que a iniciativa e essencial para conscientizar os trabalhadores de seguirem à risca as instruções de segurança e utilizarem os Equipamento de Proteção Individual (EPI). “É muito importante que eles se preocupem com isso por isso essa iniciativa do TRT é tão importante para nós”, afirmou.

Desde o início de 2015 uma série de palestras está sendo feita nos maiores canteiros de obras em Cuiabá e diversas cidades do interior de Mato Grosso para difundir a ideia do trabalho seguro e prevenção de acidentes.  O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Joaquim Dias, comemorou o trabalho desenvolvido em parceria com a Justiça do Trabalho. “O sindicato é parceiro nestas ações. Para nós é fundamental a presença da Justiça do Trabalho nos canteiros de obras alertando e ensinando os trabalhadores”, afirmou.

Getrin 23

O Getrin23 foi criado em 2012 e tem jurisdição em Mato Grosso, vinculado à Rede Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e criado com base na Resolução 96/2012 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Em 2014, o grupo intensificou sua atuação em setores que apresentam grandes índices de acidentes de trabalho, como por exemplo, a construção civil com palestras sobre trabalho seguro, enfatizando, entre outros assuntos, a importância do uso efetivo e correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

O Getrin 23 é presidido pelo TRT de Mato Grosso e tem como finalidade planejar e executar ações locais contínuas e permanentes voltadas à promoção da saúde do trabalhador, à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança do Trabalho.

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho – 23ª Região

Compartilhe: