Conheça os erros mais comuns na hora de conquistar a cidadania portuguesa

A cidadania portuguesa é um sonho para muitos brasileiros que desejam morar na Europa. No entanto, é necessário seguir todos os protocolos corretamente para que se tenha êxito ao fazer o pedido. Por se tratar de um processo complicado, alguns problemas podem surgir no andamento.

Para solucionar este contratempo, separamos 3 possíveis problemas que podem atrasar sua cidadania. Confira!

  1. Não apresentação de algum documento essencial
Um problema que pode surgir é a falta de documentos. Para um processo importante como o de nacionalidade, é necessário conferir diversas vezes suas declarações para garantir que tudo esteja em ordem.
Lembrando que para que lhe seja concedida a cidadania, cada tipo de pedido possui documentos específicos que devem ser apresentados. Além de que, podem ser requeridos documentos adicionais dependendo do caso.
Esta é uma das principais razões que deve sempre contratar um advogado especializado para lhe auxiliar no processo do início ao fim. 
  1. Falta de legalização adequada dos documentos
Outro problema que pode aparecer no andamento do seu processo é a falta da legalização dos documentos necessários. Todos os documentos emitidos no Brasil para que tenham validade em Portugal devem ter a Apostila de Haia.

A Apostila de Haia é um selo que certifica a autenticidade pelo órgão expedidor daquele documento, validando que seja usado em outros países.
À vista disso, é necessário retirá-lo toda vez que for necessário apresentar para outro país, que seja signatário da Convenção de Haia.
No caso de Portugal, é necessário que esse selo de autenticidade seja apresentado. Sendo assim, tenha garantia que o apostilamento foi realizado.
  1. Não preencher os requisitos exigidos

E por fim, o último problema comum é o não preenchimento de requisitos essenciais para a obtenção da cidadania. Por isso, fique atento à lista de requerimentos e tenha certeza que o seu caso se enquadra em todos.

Daí ser essencial a contratação de um advogado que faça uma análise prévia da viabilidade do seu processo, evitando gastos e surpresas desagradáveis.

Acompanhamento do processo

Analisando estes problemas, percebemos que o processo de cidadania não é simplesmente entregar documentos e esperar o resultado. Este procedimento administrativo inclui questões de direito e registro civil. Além de requerer o acompanhamento contínuo para garantir que todo o processo ocorra da forma correta.

Uma dica, para quem teve algum problema na sua emissão e não sabe como prosseguir ou não consegue ter uma atenção rotineira no pedido é contratar um profissional da área de Direito.

O auxílio de um representante facilitaria identificar os problemas que surgiram, assim como, resolvê-los mais rapidamente. Pois, este responsável estaria sempre em contato e repassando as informações necessárias para que tudo se resolva perfeitamente.

Conhece alguém que teve sua cidadania atrasada ou negada? Compartilhe com ele este artigo para entender melhor quais são as possíveis soluções!

Compartilhe: