SindBancários requer investigação de bancos por violações trabalhistas

O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) vai investigar denúncias feitas pelo presidente do Sindicato dos Bancários (SindBancários) de Porto Alegre e Região, Everton de Moares Gimenis, protocoladas nesta quarta-feira, 4 de julho, contra os bancos Itaú, Bradesco e Santander.

As três empresas estariam violando normas de saúde em relação aos exames médicos ocupacionais, não observando as Normas Regulamentadoras (NRs). O SindBancários pediu, então, que fosse determinada “abertura de procedimento de investigação pelo MPT, para que se verifique a ocorrência das violações apontadas e a consequente caracterização de conduta ilícita por parte dos empregadores, eis que colocam em risco os direitos e a própria saúde da categoria”.

Após o registro da denúncia, o próprio procurador-chefe  do MPT-RS, Victor Hugo Laitano, recebeu os dirigentes sindicais em reunião que contou também com o vice-procurador-chefe e coordenador da Coordenadoria de Atuação em 1° Grau (Coord 1), Gilson Luiz Laydner de Azevedo, e o coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Combate às Fraudes nas Relações de Trabalho (Conafret), Marcelo Goulart.

Pelo SindiBancários, estavam também a assessora de Saúde, Jacéia Aguilar Netz, e os advogados Antônio Vicente Martins, Pedro Conzatti Costa e Heloisa de Abreu e Silva Loureiro. Presente, ainda, o secretário de Saúde da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi-RS), Mauro Sales.

Fonte: Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul

Compartilhe: