Se você quer tirar sua cidadania portuguesa, saiba que pode perder muito tempo e energia no andamento do processo caso não utilize uma assessoria especializada no processo. Achar que é algo simples e não contar com apoio profissional são os principais erros na hora de iniciar este projeto, que necessita de pessoas com expertise e conhecimento de mercado..
Contar com um profissional tem conhecimento no assunto
Existe muita burocracia envolvida no processo de tirar uma cidadania. Quando você contrata especialistas está desfrutando de serviços de quem tem conhecimento no assunto. O profissional sabe o que fazer e quando deve fazer, reduzindo a chance de problemas.
Sabemos que na área do Direito muitos detalhes contam e um erro pode comprometer seu processo por completo. Assim, no lugar de passar muito tempo pesquisando sobre como fazer tudo sozinho, sem garantias de fazer corretamente, é melhor deixar nas mãos de quem sabe o que está fazendo e o que esperar.
2. Facilidade para montar o processo de tirar sua cidadania portuguesa
É preciso fazer o protocolo na conservatória dos documentos avaliados na solicitação de cidadania. Montar esse processo não é fácil e você pode cometer erros por não ter conhecimento na área. Um profissional terá muito mais clareza na hora de montar o processo.
Quando o juiz tem em mãos um processo feito por profissionais fica mais fácil identificar todos os dados. Além de evitar erros, você tem um envolvimento mais rápido nessa etapa. O juiz consegue conceder a nacionalidade de maneira mais ágil.
3. Sozinho fica mais difícil de saber em qual conservatória protocolar o processo
Primeiramente, se você dá os primeiros passos em direção a sua cidadania portuguesa, pode se perder em meio a esses termos. A conservatória é uma repartição pública portuguesa, local onde devemos protocolar os processos e onde eles serão julgados.
O entendimento de qual conservatória pode impactar até no tempo de espera para decisão do processo. Um processo de nacionalidade pode durar de 4 meses, por exemplo, a 1 ano. Sabemos que há casos em que as pessoas precisam de uma resposta mais rápida, e isso faz toda a diferença.
4. O advogado verifica o andamento do processo constantemente
Os processos enviados por advogados são analisados ainda no momento do protocolo. As chances de ter seu processo parado, de receber notificações, entre outros, são muito menores. Além disso, por ser atividade de rotina, os advogados costumam manter frequência nesses espaços, verificando pessoalmente o andamento dos processos.
Na sua rotina, que provavelmente é bem atarefada, você pode perder a chance de ir lá e ter essa informação. O que no fim das contas pode fazer todo o processo durar mais tempo. Na presença de divergências, o advogado pode resolver ali mesmo, porque tem poder de declaração em nome do seu cliente.
Esses são os motivos para não tirar a sua cidadania portuguesa sozinho. Sabemos que pode ser tentador efetuar o processo por conta própria, já que muitas informações são encontradas na internet, mas não se engane. Nada substitui o conhecimento e habilidade de um advogado. Enquanto você é um estranho nas conservatórias, o profissional pode ser frequentador daquele espaço.
Se tiver interesse no assunto, pode entrar em contato ou compartilhar com quem precisa dessas informações!
Leia também: Cidadania portuguesa: devo contratar uma assessoria?